Dietoterapia
A terapia alimentar chinesa é uma das formas de tratamento e manutenção de saúde adotada pela Medicina Tradicional Chinesa. É a prática de prevenção e correção de desequilíbrios através do uso da Matéria Médica Chinesa, especialmente dos alimentos. Esta prática também é conhecida como Dietoterapia Chinesa.
Quando a avaliação de determinado estado de saúde pede uma alimentação particular, o especialista em MTC considera o uso dos alimentos como forma de tratamento e assim recomenda uma dieta específica.
Há alimentos considerados Quentes, Mornos, Neutros, Frescos e Frios.
Numa dieta ordinária estes alimentos devem ter entre si certo equilíbrio, mas a partir de uma avaliação apurada pode-se recomendar ingestão diferenciada de um alimento ou de grupo de alimentos, conforme a necessidade energética-funcional.
Também os sabores se relacionam aos sistemas energéticos dos órgãos e vísceras. Se um sabor é ingerido na quantidade certa vai nutrir a forma e a função do órgão. Se, ao contrário, a dose for excessiva ou insuficiente, pode hiper ou hipoestimulá-lo, respectivamente.
É em particular pela escolha e ordem de introdução dos sabores, das consistências, das temperaturas, das cores e dos odores que são determinadas uma série de reações psicofisiológicas, cujo efeito pode ser tonificante, dispersante ou reequilibrante das diferentes funções orgânicas e energéticas.
Fonte: texto de autoria de Fábio Ministério.
CONTATO
ARTES DO TAO representa os serviços de Terapias Tradicionais Chinesas e Artes Taoístas oferecidos em São José dos Campos e São Paulo.
Para agendamentos e/ou qualquer informação, entre em contato. Será um prazer lhe atender.
Fone / WhatsApp: (12) 9 9197-6600